20win

Brasil declara emergência zoosanitária por gripe aviária em aves silvestres

Publicado em 22/05/2023 17:08 e atualizado em 22/05/2023 18:17

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil declarou emergência zoosanitária por 180 dias em todo o território nacional devido à detecção de vírus da gripe aviária H5N1 em aves silvestres, segundo portaria do Ministério de Agricultura desta segunda-feira.

O país detectou até agora cinco casos do subtipo H5N1 em aves silvestres, incluindo 4 no Estado do Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

Veja a publicação no Diário Oficial da União:

(Por Ana Mano e Carolina Pulice)

 

NOTA OFICIAL DA ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEÍNA ANIMAL (ABPA)

Com relação à Portaria MAPA n° 587, que se refere à identificação de Influenza Aviária em aves silvestres, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) recorda que esta é uma medida já prevista e amplamente discutida pelo Ministério com o setor produtivo, cujo único propósito é a desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação.

É uma medida de antecipação, que busca dar celeridade às respostas de ação por meio da integração do Ministério com órgãos estaduais, liberação de recursos, entre outros. 

Tal decisão reforça a transparência e o papel estratégico de liderança do Ministério da Agricultura neste processo que, até aqui, se restringe a monitoramento de ocorrências em aves silvestres no território nacional.  Não há mudanças no status brasileiro de livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), exatamente por não haver qualquer registro da enfermidade na produção comercial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Adilso BellaverToledo - PR

    O desgoverno atual precisa de alimentos mais baratos... Logo aparece mais doenças

    18
    • carlo melonisao paulo - SP

      SEMPRE FOI ASSIM,,, 1 milhao de votos dos produtores e' desprezivel diante dos milhoes de consumidores -----Portanto preços baixos para agradar a maioria-----So' que ao atingir o produtor interrumpe a fila de impostos a recolher,, e projeta fome no futuro

      10
    • Nadir SousaGameleira de Goiás - GO

      Carlo Melo , esses movimentos são regidos pelo Deus mercado, a Bíblia do neoliberalismo.

      30
    • Nadir SousaGameleira de Goiás - GO

      *Carlo Meloni

      15
    • carlo melonisao paulo - SP

      Sim, Nadir, mas o mercado não é tão simples e imediato-- Existem jogadas dos compradores e necessidades dos vendedores--- Neste momento eu acho que o mercado está diante de vários motivos e não somente um -- Hoje li uma reportagem sobre a Coopervale que está construindo uma planta enorme de processamento do soja---aos pouquinhos os produtores estão se tornando menos vulneraveis-- O maior exemplo é o paradoxo do preço do milho que os produtores vão vencer

      4
    • Nadir SousaGameleira de Goiás - GO

      Somos exportadores de matéria prima, de pouco valor agregado. Pagamos esse preço

      9
20win Mapa do site